ORAÇÃO DE GÊNESIS: O Quinto Dia

  

  1. Introdução:
  • Estamos em um processo de aprendizado sobre como orar pelos nossos filhos, aprendendo a gerar no espirito segundo princípios que Deus usou na criação do mundo. Queremos ver o novo, a ordem depois do caos, queremos ver frutos!
  • Você percebeu que, até agora tudo que aprendemos reflete uma parceria com Deus? Eles nos da autoridade, nós exercemos. Nós liberamos a palavra, Ele traz ordem. Ele revela, nos obedecemos. Nós persistimos, Ele faz acontecer a seu tempo.
  • Vamos aprender hoje sobre a provisão de Deus para nós.

 
 

  1. Texto:
  • Gênesis 1: 21-23:
    • “E disse Deus: Produzam as águas abundantemente répteis de alma vivente; e voem as aves sobre a face da expansão dos céus. E Deus criou as grandes baleias, e todo o réptil de alma vivente que as águas abundantemente produziram conforme as suas espécies; e toda a ave de asas conforme a sua espécie; e viu Deus que era bom. E Deus os abençoou, dizendo: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei as águas nos mares; e as aves se multipliquem na terra. E foi a tarde e a manhã, o dia quinto.

 
 

  1. Pontos chaves:
  • A provisão material
    • Aves e peixes na bíblia estão relacionados a provisão de Deus para nos.
    • As aves não semeiam nem ceifam, mas Ele sabe do que elas precisam e provê para elas. Não proveria Ele também para nós?
    • Provisão demonstra o cuidado de Deus por nós.
      • Ele alimentou as multidões e multiplicou os peixes porque Ele se importava com os seus filhos e entendia as necessidades delas.
  • A provisão espiritual
    • O Pai nos proveu Jesus para salvação
    • Jesus proveu o Espírito Santo para nossa santificação
    • O Espirito Santo provê transformação, não nós.
      • Temos que parar de tentar ser o “Espirito Santo” na vida das pessoas.
      • Somente Deus pode prover para a alma humana.
  • A provisão com proposito
    • Jonas 1: 1-3 conta a história de um homem fugindo do seu chamado. Deus mandou que Jonas fosse pregar a palavra para a cidade de Nínive porem Jonas, não querendo obedecer ao chamado de Deus, comprou uma passagem, entrou num barco e tentou fugir da presença de Deus. Mas Deus, trouxe uma tempestade muito forte e o barco estava afundando. Os tripulantes do barco descobriram que a tempestade aconteceu por causa de Jonas e o jogaram para fora do navio. Deus então preparou um grande peixe que engoliu Jonas e este ficou na barriga do peixe por 3 dias.
    • Quando fugimos do propósito de Deus, deixamos de depender Dele e passamos a confiar na nossa própria habilidade! Quantas vezes tentamos fugir do proposito de Deus? Quantas vezes nossos filhos tentam fugir do proposito de Deus? Tentamos “pagar nossa própria passagem” e sermos donos do próprio nariz?
    • Às vezes, Deus prepara um peixe desses para nos “engolir” em forma de situações desafiadoras; nos vemos num emaranhado difícil de sair, numa situação de sofrimento, e até mesmo perto da morte como Jonas esteve.
    • Deus não é autor do sofrimento, mas Ele usa qualquer situação para nos capacitar e ensinar. Ele não quer o mal dos nossos filhos e nunca vai causar um acidente, fazer perder o emprego, ficar doente, ser preso. Mas se isso acontecer, por circunstancias naturais da vida ou consequências das escolhas dos nossos filhos, Ele pode usar essa situação para traze-los de volta ao propósito.
    • Jonas estava perto da morte quando se lembrou do Senhor, então orou e Deus o livrou!
    • Se clamarmos a Deus em todo tempo, veremos o ventre do peixe não como morte, mas como proteção. Veremos os problemas não com dor, mas como oportunidade de ver a glória de Deus manifestada. Veremos o sofrimento como um pressagio de vitória!

 
 

  1. Oração:
  • Obrigada Senhor pela abundância da tua criação e pela provisão. Obrigada por se revelar como Jeová Jireh na minha casa. Tú és o meu sustento e a fonte de provisão para as todas as minhas necessidades, quer sejam físicas, emocionais, espirituais ou ministeriais. Me ajuda a cumprir o teu propósito! Hoje, eu escolho confiar em ti e sei que nada pode impedir o teu agir.

 

Haja Luz, Separação, Ordem, Frutos, Novo Tempo e Provisão

sobre a minha casa, em nome de Jesus!