ORAÇÃO DE GÊNESIS: O Segundo Dia

 

  1. Introdução:
  • Hoje vamos aprender sobre o segundo dia da criação e como aplicar alguns dos conceitos deste texto de Gênesis na nossa oração de intercessão pelos nossos filhos.
  • Deus é um Deus de ordem!
  • A oração do segundo dia fala sobre separação que traz ordem, a sincronia que só o criador pode trazer para as vidas dos nossos filhos.

 
 

  1. Texto:
  • Gênesis 1:6-8
    • “E disse Deus: Haja um firmamento no meio das águas, e que ele cause a divisão entre águas e águas. E fez Deus o firmamento, e fez separação entre as águas que estavam debaixo do firmamento e as águas que estavam sobre o firmamento. E assim foi. E chamou Deus ao firmamento céus, e veio a tarde, e veio a manhã – o dia segundo. ”

 
 

  1. Pontos chaves:
  • Deus e um Deus de ordem
    • Ele pode todas as coisas, Ele é o Deus Onipotente! Desta forma Ele poderia ter feito o Universo num só segundo, com um simples estalar de dedos, mas a palavra nos fala de uma criação por partes, por etapas, de forma ordenada e metódica. Como poderia haver separação entre terra e céu sem antes haver luz?
    • Podemos correlacionar isso a outras circunstâncias também, como por exemplo algumas orações que fazemos. As vezes não entendemos porque algumas coisas acontecem rápido e outras demoram mais. Alguns milagres são instantâneos, outros são construídos passo a passo, dia após dia, em ordem, em sincronia.
    • Esses são os milagres que Deus usa para construir o nosso caráter, fortalecer a nossa fé, nos ensinar perseverança e nos conduzir a uma vida de comunhão e dependência completa dele.
  • Deus e um Deus de justiça e graça
    • Ao separar o céu da terra, Deus criou um espaço que é chamado de atmosfera. A atmosfera é uma camada de isolação para proteger a superfície da terra do calor intenso do sol.
    • A luz e o calor sem a proteção da atmosfera seriam fatais para todos nós.
    • O Sol em alguns textos da bíblia exemplifica a justiça de Deus.
    • O que seria de nós se Deus fosse somente justo e não misericordioso?
    • O Deus que exerce justiça não a exerce antes de oferecer graça.

 

  1. Oração:
  • Senhor, no segundo dia o céu foi criado e houve separação entre as águas trazendo ordem. Obrigada porque hoje eu posso declarar sobre minha casa e meus filhos essa mesma palavra. Haja separação de tudo o que não é o teu propósito… toda rejeição, manipulação, intrigas, egoísmo, engano, desobediência, desonra…todo pecado. Obrigada porque o Senhor é justo, mas também misericordioso!

Haja Sincronia, Separação e Ordem em nome de Jesus!